Soft skills ou habilidades interpessoais são aquelas habilidades ligadas a inteligência emocional, como resiliência, empatia, colaboração e comunicação.
Não precisa ser nenhum expert no assunto para identificar a importância do desenvolvimento de tais habilidades para que se alcance sucesso em carreiras jurídicas.
Afinal, advogar é essencialmente comunicar-se em nome de outra pessoa, assumindo uma posição de fala de um terceiro para defender seus interesses.
Se isso não demanda um nível acentuado de empatia e um dom para transmitir mensagens de maneira eficaz, eu não sei o que demandaria.
E convenhamos, encarar o judiciário brasileiro exige uma boa dose de resiliência também.
Mas quando falo sobre soft skills, quase sempre me vem à cabeça um tipo de habilidade inata, algo parecido com aqueles filmes em que o protagonista respira fundo, sobe num palco e faz um discurso de arrancar lágrimas do ouvinte mais frio da plateia.
Mas o que pouca gente sabe é que ainda que existam pessoas com maior vocação para desenvolver soft skills, atingir a excelência nas habilidades interpessoais demanda tempo, dedicação e esforço.
E se você pretende ser um profissional de destaque no mercado jurídico, eu te garanto que seu sucesso passa pelo compromisso em aprimorar suas soft skills.
Soft Skills e carreiras jurídicas
Já pensou o que seria de um advogado que não conseguisse compreender as dores de seus clientes?
Ou de um advogado que não conseguisse explicar de maneira clara as questões de fato e de direito de uma causa?
Essas são algumas das razões mais óbvias que demonstram a importância das soft skills para o Direito.
Mas essa relação vai muito além das sustentações orais ou de uma tese bem estruturada.
Trabalhar com Direito é praticar um ofício que se baseia essencialmente na gestão de conflitos. Trata-se de entender as dinâmicas que fazem com que conflitos apareçam, demandando alta dose de inteligência emocional que em outras profissões poderia ser considerada ‘opcional’.
Trabalhar com Direito é praticar uma escuta ativa ao conversar com clientes e representá-los em negociações. É perceber, nas nuances de um depoimento de uma testemunha, indícios de atitudes que podem beneficiar na causa que está patrocinando.
Trabalhar com Direito envolve gerir prazos, documentos, equipes, projetos e diversos compromissos que devem ser conduzidos sempre de maneira exemplar – sob pena de prejudicar não apenas o seu escritório, mas os direitos de uma pessoa que confiou o que pode ser o caso da vida dela à você.
E eu poderia listar mais dezenas de atividades e responsabilidades que fazem com que a inteligência interpessoal seja um must have para você e sua equipe.
Mas prefiro tomar o resto de tempo que temos juntos por aqui para falar sobre como você pode começar a aprimorar essas habilidades de forma consciente e orientada a resultados.
Começando agora.
1- Se conheça e saiba se regular
Administrar nossas emoções é algo muito mais complexo do que parece e traz muito mais benefícios também.
Esse controle emocional auxilia no combate ao estresse e na entrega de valor mesmo quando você está exposto a situações de alta pressão ou estresse.
Mas é importante frisar que a questão aqui não é suprimir suas emoções – longe disso!
A chave para um controle emocional está em tomar consciência acerca de como você está se sentindo e compreender como você externaliza esses sentimentos.
É o caso, por exemplo, de manter a serenidade em uma sustentação oral, conseguir acalmar um cliente nervoso em uma audiência e não perder a linha caso um novo fato ou prova coloque em risco a sua situação durante a instrução de um processo.
2- Gerencie seu tempo de maneira adequada
Conhecer sua própria capacidade de entrega e se manter longe das distrações para focar nas tarefas mais importantes do seu dia é essencial para que você consiga atender a todas as demandas de seu escritório.
Será que esse email tem que ser respondido neste momento? Será que essa conversa é tão urgente quanto seu colaborador está falando? Você precisa mesmo fazer uma reunião ou consegue resolver a pendência por email?
Não ceda à tentação de apagar incêndios e você verá o quanto seu dia vai render mais.
3- Desenvolva sua equipe com feedbacks
Cada interação que você tem com alguém é um indicativo de como você espera que aquela pessoa se porte com você.Entenda que dar feedbacks constantes pode ser a diferença entre criar umacultura de excelência ou de mediocridade em sua organização. Sem falar que motivar seus colaboradores é a melhor maneira de manter um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
4- Busque se aprimorar por meio de cursos e treinamentos
Habilidades interpessoais não são inatas.
E o autoconhecimento é um aprendizado constante que, se não praticado, pode trazer consequências péssimas para você e sua organização.
Realmente é preciso fazer um filtro aqui: existe muito charlatonismo e promessas vazias de coachs ou gurus do desenvolvimento pessoal.
Mas tem muita gente séria nesse ramo, trazendo resultados concretos e utilizando de metodologias realmente eficazes para trabalhar a sua inteligência emocional.
Fonte: Gustavo Richard (Jusbrasil)