Aplicação da Inteligência Competitiva por Advogados Correspondentes
Inteligência competitiva é se antecipar às exigências do mercado. Isso é possível quando a empresa é gerida por meio de uma administração estratégica. Trata-se, portanto, de saber utilizar as informações sobre o mercado (cliente, concorrente, fornecedores) de forma estratégica.
É acompanhar as tendências do mercado, verificando se as estratégias estão aproveitando as oportunidades e as fortalezas, sem ignorar as ameaças e os pontos fracos, monitorando os objetivos e as estratégias gerais e funcionais.
É estar atento ao cenário, alocando os recursos e buscando o cumprimento da missão da empresa, integrando todas as áreas, com foco nos melhores resultados.
Você Correspondente já se deu conta de que é empresário administrador do próprio negócio?
Ao falarmos de Recall da Correspondência, não posso deixar de chamar a atenção para isso, pois tendo um bom “mapa” e uma boa “bússola” na mão, poderão fazer uma boa caminhada empreendedora. O mapa é o planejamento estratégico bem elaborado, a bússola é a visão de futuro e a missão da sua profissão (“euempresa”), o “norte” aonde pretende chegar.
A inteligência competitiva vai levá-lo ao ponto estipulado, interpretando as estratégias elaboradas e seus resultados, verificando a necessidade de ajustes ao longo da trajetória.
Você encara sua profissão como negócio?
Quais estratégias usa para analisar a concorrência sem ser antiético?
Segue algumas dicas:
1. Conheça a si mesmo e aos concorrentes
Conheça a si mesmo e aos concorrentes
Parece bobagem, mas, muitos Correspondentes ainda não se perguntaram “qual meu ponto forte?”, “o que faço de melhor?”, “quais são meus clientes mais rentáveis?”, “de onde vem meus principais clientes ou quem os indicou a mim?”, ou ainda, “quais clientes trazem mais trabalho, aborrecimento e menos lucro?”.
2. Tenha controle da Contabilidade & Finanças
Independentemente do tamanho do seu escritório, a gestão contábil & financeira é fundamental. Especialmente para descobrir as maiores despesas fixas e fontes de receitas, clientes e ações judiciais mais produtivos, que pagam mais em menos tempo. Quero dizer, que pagam com menos horas de trabalho (porque tem processo judicial que dura pouco tempo na Justiça, mas exige muitas horas de estudo, reuniões, audiências e visitas ao cartório).
3. Use Inteligência de marketing
Se você acha que não precisa de marketing porque é um Mero Correspondente, saiba que a concorrência é feroz e vai te engolir (se não já engoliu).
4. Use Inteligência em alianças estratégicas e acordos de cooperação
Com Inteligência Competitiva é mais fácil identificar o colega que poderá ajudar a solucionar um caso complexo ou acelerar uma demanda demorada. Faça parcerias e seja honesto na participação do resultado.
Fonte: Andréa Bechara (Jusbrasil)