O novo presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, sinaliza que quer o fim da Lava Jato.
Felipe Santa Cruz disse à Folha de S. Paulo:
“O Judiciário, assim como qualquer outro Poder, deve responder pelos seus erros. Os crimes, quando e se praticados, devem ser levados à Justiça. Não devemos fazer da Lava Jato um livro em fascículos interminável. Para nós é preocupante a paralisia do poder público, um apagão das canetas diante da insegurança jurídica. Mais grave ainda a paralisia da iniciativa privada.
O país está parado como se estivesse num grande processo de acompanhamento de investigações sem fim. O país precisa voltar a produzir, ter rotina, e as empresas a gerar riqueza.”
Ele disse também que a ida de Sergio Moro para o governo foi um erro:
“É um profissional que demonstrou ser capaz e habilitado para ser ministro da Justiça. Entendo apenas que é um equívoco histórico. Quando ele entra na arena do Executivo, ainda que com as melhores intenções, é óbvio que autoriza leituras mais duras sobre todo o processo que gerou uma profunda criminalização da classe política.”
Pedido de Impeachment
O Advogado Cearense Luiz Antonio, afirma que a conduta do Presidente da OAB não foi decente.
Em sua manifestação Luiz disse: “que a lava jato é o reflexo da corrupção, o Brasil parou por conta da corrupção, então a lava jato é a apuração da roubalheira que vem sendo feita há anos no Brasil, independentemente de que está la, dos presidentes que passaram… dos que estão soltos, dos que estão presos, é uma apuração de fatos criminosos”.
A fala do Presidente traduz que os advogados estariam de acordo com corrupção, postura nada decente, segundo Luis.
A posição do Presidente fere o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil, pois a “ordem” deve estar isenta de questões políticas, disse.
Em trecho da sua petição protocolada no Conselho Federal na data de hoje (07/02), escreve:
“na qualidade de advogado militante, NÃO CONCORDA com o senhor presidente do Conselho Federal da OAB, no que diz respeito ao fim destas investigações, como também, acredita que grande parte da gloriosa advocacia brasileira, que faz da ética um porto seguro do nosso exercício profissional, também, não está de acordo com o estranho desejo do presidente nacional”
O advogado fez um live em seu perfil no facebook com a presença de outro advogado Dudu Monte, onde tiveram várias manifestações e compartilhamentos.
Sem dúvida, é este pedido de Impeachment nos termos, na causa e nos fundamentos em que está sendo proposto, como aqui nos é dado conhecimento, que está a honrar a tradição de luta e patriotismo da nossa Advocacia.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Pois este pedido de Impeachment, é que está a honrar a advocacia brasileira e seu passado glorioso de lutas cívicas, nos termos, na causa e nos fundamentos em que está sendo proposto como aqui nos é dado a conhecer. Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!
Caro Colega…..
Em mais de 30 anos advogando é a primeira vez que vejo uma declaração de um Presidente do Conselho Federal da OAB totalmente sem noção. De parabéns nobre colega Dr. Luiz Antonio pela atitude.
Parabéns ao colega pela iniciativa !!!!!!!!
Nunca concordei com o Estatuto que estabelece eleição indireta para o presidente nacional !!!!!!
A mudança de tal regra se faz urgentíssima !!!!!!!!!!!!!!!!