Você saiu definitivamente pronto para enfrentar a advocacia? Já parou para pensar em qual aspecto?
Pronto para ser advogado associado ou pronto para montar o seu próprio escritório?
A faculdade com seus 5 anos, pode te preparar quando falamos de conteúdo material e processual, mas e quando falamos sobre as regras práticas do dia a dia da advocacia, a faculdade te preparou?
Qual lado da mesa sentar em uma audiência? Como trazer os clientes até o seu escritório? Como administrar seu próprio escritório? Alugar uma sala ou atender esporadicamente em outros lugares? Fazer parceria ou atuar sozinho? E ainda, como peticionar nos Tribunais de outros estados?
Se você fez um bom estágio durante a faculdade, pode ter aprendido alguns dos pontos mencionados acima, mas bom seria se saíssemos completamente prontos da graduação, com o desafio apenas de defender os interesses dos nossos clientes e ganhar processos, pois muitas vezes o cliente confia a própria vida em nosso conhecimento jurídico.
Neste artigo inaugural daremos algumas dicas para você que está no início da advocacia, melhorando assim a sua forma de atuação a partir de hoje, com uma leitura rápida e prática. Nós advogados precisamos ter conteúdo jurídico, saber direito material, processual, mas também precisamos de conhecimento em tantas outras questões, como marketing para o escritório, que buscaremos nas mais diversas fontes.
Se você se formou agora e precisa de ajuda com o início da advocacia, se quer estar mais preparado, mais seguro para atender clientes e fazer audiências, aconselhamos buscar cursos sobre prática na advocacia para iniciantes e buscar grupos de estudos na sua comarca. Os grupos de estudos podem ajudar muito a tirar de você essa insegurança que pode estar sentido, ainda que tenha sido um excelente monitor e aluno na faculdade, ainda que tenha permanecido sempre entre os melhores e mais empenhados alunos.
Os cursos de prática e os grupos de estudos podem te mostrar até se pretende realmente advogar ou se o que lhe encanta é o mundo dos concursos.
Assim, passaremos a expor algumas dicas que possam lhe ajudar:
Frequente audiências, ainda que você não tenha pauta para aquele dia, vá ao fórum e se proponha a assistir as audiências, porém, agora sobre um outro ponto de vista, ontem você assistiu como estudante para as aulas da faculdade e hoje você assistirá com o olhar do advogado, analisando criteriosamente o que você faria nas situações colocadas naquela demanda. Além da experiência, ainda terá contato com os Magistrados, conhecendo assim qual o entendimento daquele Juiz e o Juíza, sabendo assim como se posicionar posteriormente nos seus processos que eventualmente caírem naquela vara.
Inscreva-se em plataforma para realizar diligências, entendemos que a renumeração neste caso é quase que majoritariamente baixa, mas lembre-se este não é o momento de ganhar dinheiro, é o momento para aprendizado. Além de ter a possibilidade de analisar os processos pelo qual foi contratado, observando a expertise e as técnicas utilizadas pelos dois lados, poderá ter ainda a experiência de realizar as audiências, e fazer sustentações orais, de processos que não são suas ações particulares, sendo assim nas mais diversas áreas, necessitando que tenha pensamento rápido e jogo de cintura em todas as situações forenses e por fim, e tão importante quanto analisar os processos conhecerá diversos advogados quando da atuação nas diligências e formas de procedimento de todos os órgãos, exemplificaremos a seguir:
Ex 1: Hoje você precisará colher a assinatura de um detendo no Presídio de sua comarca e conhecerá a forma de procedimento dos funcionários da administração carcerária.
Ex 2: Amanhã você precisará tirar cópias na Justiça do Trabalho e aprenderá que as secretárias só abrem para as cópias a partir do 12:00.
Ex 3: E no terceiro dia você precisará despachar com um Juiz auxiliar e descobrirá que ele fica em outro prédio que não seja o fórum que você já conhece.
Assista a todas as palestras que aparecerem para a área que deseja atuar. Em todas as palestras você aprenderá coisas diferentes, que poderão lhe ajudar quando menos esperar e ainda terá a oportunidade de conhecer os advogados que atuam naquela área fazendo assim laços que podem converter em possíveis parcerias.
Inscreva-se em sites que tragam conhecimento jurídico gratuito e confiável, tais como: migalhas, sites de Tribunais e inclusive do STJ e STF, pois a jurisprudência destes influenciam cada vez mais nosso mundo jurídico.
Escreva artigos científicos e mande para as mais diversas revistas jurídicas, ainda que no começo não tenha retorno, não DESISTA, isso te trará retorno, basta apenas que tenha perseverança e comprometimento com o seu trabalho.
Se você começou a advogar e está desaminado, acredite para obter o sucesso na advocacia, além de muito estudo, empenho, determinação, você passará noites em claro, acordará cedo, terá pouquíssimos amigos, será incompreendido, se sentirá esmagado pelos grandes e questionará a sua própria sanidade mental.
Aqui em Sorocaba/SP, na Comarca desta advogada que vos fala, temos um grupo de estudos chamado Iniciação à advocacia.
O grupo é administrado por excelentes e dedicados jovens advogados e advogadas, aconselhados pelo experiente e influente advogado Dr. Marco Galduroz, o grupo traz mensalmente palestras com especialistas falando sobre os mais diversos temas nas mais diversas áreas do Direito, como palestra na área da família falando sobre adoção, Tributário com tributação para escritório de advocacia, advocacia criminal na prática, administração de escritório, marketing para escritório e para advogados, com conteúdo sempre voltado ao advogado e a advogada que buscam auxílio.
Se você gostou e quer conhecer um pouco mais sobre o trabalho do grupo, acompanhe-os pelo instagram: iniciacao.advocacia.
Então recapitulando as dicas para que você não esqueça:
- Procure grupos de estudos na sua comarca;
- Faça curso de prática para advogados;
- Participe de Palestras;
- Faça diligências para outros advogados;
- Leia os processos das diligências;
- Assista audiências com o olhar de advogado;
- Inscreva-se em sites de notícias jurídicas;
- Escreva artigos científicos;
- Procure Podcast sobre assuntos jurídicos;
- Procure entrevistas com especialistas no youtube;
- Procure perfis de qualidade no instagram para acompanhar conteúdo jurídico e marketing jurídico;
- Procure grupos jurídicos no telegram.
Por Sabrina Machado (Jusbrasil)