Estudar e Aprender são atividades que exigem participação ativa. Essa participação se dá quando você grifa, anota e escreve sobre o conteúdo que você está aprendendo. ENVOLVER-SE COM O CONTEÚDO É O QUE GERA APRENDIZADO.
No entanto, ainda existem muitas pessoas que persistem no erro de estudar de maneira fria, pegam um livro o leem e depois partem para outras atividades, se você é uma pessoa desse tipo, recomendo rever seus conceitos.
Dica 01: Estude pouco, mas estude todos os dias
Estudar pouco todos os dias, tem muito mais eficácia do que estudar todo o conteúdo na véspera.
Além de reforçar os hábitos de estudos você estará facilitando o processo de memorização e aprendizado que ocorre em seu cérebro.
Dica 02: Selecione os assuntos que está com dificuldade
Selecione assuntos mais importantes ou que você sente mais dificuldade de aprendizado e separe um tempo para fazer uma pesquisa em sites, vídeos e livros.
A pior coisa que você pode fazer é deixar um conteúdo que você não entendeu. Se você não entendeu então procure novas fontes, livros ou vídeos. Compreender um conteúdo agora, o ajudará a entender melhor em longo prazo todo o conteúdo. Além disso, um conteúdo não compreendido não se fixa em sua memória.
Dica 03: Aprendizado Ativo
Aprendizado ativo é quando você se envolve com seus estudos. Se você lê um livro, grifando, escrevendo, recitando parte do texto, significa que você está assimilando melhor as informações, você está aprendendo com eficácia.
Aprendizado ativo é você se envolver mais com suas leituras e estudos.
Dica 04: Pratique o que você aprende
Sempre ao final de uma sessão de estudos crie um questionário de perguntas. Seja criativo. Crie perguntas abertas e também de múltipla escolha.
Colocar em prática o que você aprende ajuda você a compreender melhor um conteúdo e também a memorizá-lo. Além disso, quanto mais você praticar mais fácil se tornará seu aprendizado com o tempo.
Dica 05: Utilize seus sentidos
Quando você usa vários sentidos em seus estudos, você trabalha diferentes áreas do seu cérebro, com isso sua memória armazena a informação com mais facilidade.
Não estude friamente. Envolva seus sentidos em sua aprendizagem, utilize vídeos para estimular sua visão e audição, faça desenhos para estimular sua criatividade, faça notas visuais, enfim, tudo que envolva vários sentidos o ajudará a memorizar melhor um conteúdo.
Dica 06: Evite distrações
Durante sua sessão de estudos, saia da frente do computador, desligue seu celular e fique em um local onde você terá poucas chances de ser perturbado.
Quando você estiver estudando, apenas estude. Não adianta você deixar seu celular do lado se você não for usá-lo em seus estudos. Prefira se afastar de tudo que tira sua atenção, pois um estudo desatento não é eficaz.
Dica 07: Seu cérebro
Estudar todos os dias faz com seu cérebro se acostume ao constante processamento de informação.
Quanto mais você estuda, melhor seu cérebro processará as informações. Isso é ótimo para melhorar o rendimento do seu aprendizado. Ou seja, se agora você sente dificuldade em aprender, quanto mais estudar, mais fácil será seu aprendizado.
Dica 08: Estude de várias formas
Um estudante ativo é aquele que se engaja de todas as maneiras com o conteúdo.
Estude com amigos, estude enquanto se exercita, etc. Quanto mais você se envolver com os estudos, melhor será. Você pode deixar um vídeo rodando enquanto você lava louça, depois disso você pega e senta para se concentrar no vídeo e ao final faz um resumo, tudo isso irá te ajudar a aumentar a eficácia dos seus estudos.
Dica 09: Desatenção
Quando você estuda sem concentração, ou fazendo várias atividades ao mesmo tempo, você não memoriza um conteúdo.
Desatenção é a pior coisa que você pode fazer. Pois a desatenção não estimula sua memorização e também dificulta sua aprendizagem e compreensão.
Dica 10: Crie infográficos e imagens
Crie infográficos e imagens dos conteúdos que você está estudando.
Uma das melhores maneiras de estudar é usando as ferramentas tecnológicas. Você pode criar infográficos do que você aprendeu e também imagens. Tudo isso o ajudará a tornar seu conhecimento mais tangível.
Dica 11: Estude relacionando com sua vida
Para uma informação se fixar em sua memória é preciso que haja uma ligação com algo relevante em sua vida.
Estudar tem muito a ver com sua vida. Pare de pensar nos estudos como algo separado, quanto mais ligações você fizer melhor. Pois é mais fácil para você se lembrar de assuntos que tenham a ver com você mesmo, tente integrar o que você aprende com a sua vida ou fatos ligados a ela.
Dica 12: Crie técnicas de estudos
Quando você cria suas próprias técnicas de estudo você aprende em dobro.
Ao criar suas técnicas de estudos, você estimula sua criatividade tornando seu aprendizado muito mais eficaz. Isso acontece principalmente devido ao envolvimento que acontece seus estudos, você está praticando e tornando o estudo mais presente.
Dica 13: Desenvolva perguntas
Criar perguntas sobre suas leituras deixa seu aprendizado mais ativo e faz com que você compreenda e memorize melhor um assunto.
Perguntas estimulam seu cérebro a trabalhar. Sempre que terminar uma leitura ou um estudo, crie perguntas sobre o assunto, deixe essas perguntas em um local e retome a elas como uma forma de revisão, isso será ótimo para sua memorização.
Conclusão
Essas são dicas simples, mas que se bem empregadas podem transformar sua forma de aprendizado. Coloque em prática o que você aprendeu aqui, pare de deixar para depois e se esforce para estudar com envolvimento.
Quanto mais você pratica e relembra um conteúdo, mais fácil se torna a memorização do mesmo.